‘’A alegria evita mil males e prolonga a vida.”
William Shakespeare
Seja qual for a sua escolha, o importante é cuidar do bem-estar e manter a energia em alta! Pequenos hábitos podem fazer toda a diferença para curtir o feriado com mais disposição e equilíbrio.
Vem conferir as novidades que preparamos para você! 🎉❤️
Pesquisadores brasileiros avançam nos estudos sobre uso de exoesqueletos e IA na reabilitação física e neurológica
NAVEGANDO NAS ÁGUAS DA CIÊNCIA
Pesquisadores brasileiros avançam no uso de exoesqueletos e inteligência artificial na reabilitação física e neurológica. Essas tecnologias ampliam a autonomia dos pacientes e melhoram a inclusão social.
Os novos exoesqueletos nacionais são mais leves, ajustáveis e acessíveis, facilitando a adaptação. Com sensores e realidade aumentada, permitem monitoramento remoto e terapias personalizadas.
A expectativa é que essas inovações se tornem mais acessíveis, como outros equipamentos de reabilitação. O Brasil se destaca nesse avanço, mas ampliar o acesso será essencial para o futuro da área.
FONTE:
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2025/01/19/pesquisadores-brasileiros-avancam-nos-estudos-sobre-uso-de-exoesqueletos-e-ia-na-reabilitacao-fisica-e-neurologica.ghtmlImersão em água fria pode reduzir estresse e melhorar sono, diz estudo
UP! SEU MOVIMENTO EM FOCO
A imersão em água fria, popular entre atletas, pode reduzir inflamações, ansiedade e melhorar o bem-estar. Um novo estudo sugere benefícios adicionais para o estresse e o sono.
Os pesquisadores observaram que a prática reduz o estresse por até 12 horas e melhora a qualidade de vida a curto prazo. No entanto, os efeitos desaparecem após três meses.
Os benefícios para o sono foram notados apenas em homens, tornando os resultados limitados. Mais estudos são necessários para entender melhor os impactos e aplicações da técnica.
FONTE:
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/imersao-em-agua-fria-pode-reduzir-estresse-e-melhorar-sono-diz-estudo/Quase 10% dos novos casos de diabetes tipo 2 no mundo está relacionado ao consumo de bebidas adoçadas, aponta estudo
SOMOS O QUE COMEMOS
Um estudo da Nature apontou que quase 10% dos novos casos de diabetes tipo 2 no mundo estão ligados ao consumo de bebidas açucaradas. Além disso, essas bebidas foram associadas a 340 mil mortes anuais.
Esses produtos são digeridos rapidamente, gerando picos de açúcar no sangue. O consumo frequente pode levar ao ganho de peso, resistência à insulina e maior risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
O impacto é maior na África Subsaariana e na América Latina, onde 24% dos novos casos de diabetes estão relacionados a essas bebidas. Países como o México reduziram os índices com impostos sobre esses produtos. No Brasil, uma medida semelhante entrará em vigor em 2026.
FONTE:
https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/01/07/diabetes-tipo-2-no-mundo-esta-relacionado-a-consumo-de-bebidas-adocadas-aponta-estudo.ghtmlConta pra gente, qual foi o último hábito saudável que você adotou?
O Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde, focado em longevidade.
Até a próxima segunda!