Notícias Vhitais #12

Notícias Vhitais #12

Você provavelmente terá de entrar em uma batalha mais de uma vez para vencê-la.

Margaret Thatcher

Sabemos que nem sempre as coisas são como a gente quer, e, pra qualquer pessoa, o aprendizado vem conforme a insistência — não nos erros, mas no que obtemos de positivo com eles. 🙏

Errar é algo natural, e a derrota é o ensejo para a vitória de amanhã. Então, traduzindo naquele ditado conhecido: a persistência é uma das maiores virtudes dos vencedores.

E vamos pras notícias. 🙂 

NAVEGANDO AS ÁGUAS DA CIÊNCIA
Conhecimento expande as nossas fronteiras.

E se uma ferramenta de IA tivesse a capacidade de diagnosticar um tumor que passa despercebido por diversos médicos? É o que o sistema público de saúde do Reino Unido está testando.

Os resultados são promissores. Mia, como é chamada, sinalizou 100% dos casos já anteriormente apontados pelos médicos e, ainda, apontou mais 11 em que eles não tinham detectado nenhuma anormalidade.

Pacientes que participaram dos testes se sentiram satisfeitos por ser um exame muito menos invasivo e demorar menos tempo para sair os resultados. Isso é, sem dúvidas, uma das maiores conquistas.

Claro, nada substitui os profissionais envolvidos, como radiologistas, enfermeiros e médicos, mas certamente vai ajudar muito a diminuir a rotina de trabalho e permitir uma maior atenção às demandas pessoais dos pacientes.

Mia ainda está em teste, mas os resultados são encorajadores. Os estudos continuam e a alimentação de dados desse sistema de inteligência artificial é importante para melhorar ainda mais a capacidade de diagnóstico.

FONTE 📝
https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/03/24/a-ferramenta-de-ia-capaz-de-detectar-tumores-que-passaram-desapercebidos-por-medicos.ghtml 

Sabia que o Ômega 3 da Vhita é um ótimo aliado para o bom funcionamento do nosso corpo?

Além de promover a saúde do coração, melhorando a circulação sanguínea, também traz benefícios para o cérebro, contribuindo para uma melhor cognição.

CORAÇÃO. Reduz triglicerídeos e pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas. 🫀 
CÉREBRO. Promove desenvolvimento cerebral e reduz risco de doenças neurodegenerativas. 🧠 
OLHOS. Protege contra a inflamação crônica e evita a síndrome do olho seco. 👁️
CORPO. Tem propriedades anti-inflamatórias, beneficiando condições crônicas. 🚶
MENTE. Reduz sintomas de depressão e ansiedade, promovendo bem-estar emocional. 💭

Aproveite que está por aqui e use o cupom ABRILNV10 para garantir 10% OFF + FRETE GRÁTIS em qualquer produto do nosso site. 

Falando ainda sobre diagnóstico de câncer, e se houvesse um pirulito usado para detectar possíveis problemas relacionados à boca? Feito de hidrogel inteligente, o objetivo é facilitar o processo.

A ideia é que o “doce” filtre a saliva presente na boca, absorvendo o que importa para uma análise posterior, que promete identificar tumores em estágios iniciais.

Desenvolvido por uma professora e pesquisadora da Universidade de Birmingham, essa tecnologia pode significar, assim como a Mia, que comentamos ali em cima, uma forma bem menos invasiva de diagnóstico.

O câncer de boca, de acordo com o INCA, apesar do nome específico, é definido como um conjunto de tumores malignos que podem afetar diversas áreas tanto da cabeça quanto do pescoço.

O tabagismo e o consumo excessivo de álcool, claro, são agravantes, e ele costuma ser mais frequente em homens com mais de 40 anos. Por isso, como sempre dizemos por aqui, vale a prevenção.

FONTE 📝
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/cientistas-querem-criar-pirulito-para-detectar-cancer-de-boca/

SAÚDE DO CORPO EM PAUTA
Porque ele é o nosso templo.

Pra quem pratica atividades físicas a dúvida é sempre a mesma. Afinal, o que comer antes de ir pro treino? Bom… Os especialistas dizem que o que mais importa, na verdade, é o que você comeu no dia anterior. 🍴

Claro, todas as refeições são importantes. Mas, para a ciência, a refeição do pós treino do dia anterior é a melhor, porque é nesse momento que o corpo repõe a energia perdida.

Isso acontece porque o corpo guarda a energia que foi consumida no pós treino e, dessa forma, as dietas mais eficientes são aquelas que focam o consumo nesse momento.

No geral, especialistas recomendam que haja o consumo de carboidratos de rápida absorção, e que sejam preferencialmente a junção de frutose e glicose. E também não se deve esquecer das proteínas. 🍖

Já para a refeição antes da sessão de exercícios, o ideal é que ela tenha uma menor quantidade de fibras e gorduras, além de uma concentração maior de carboidratos e menor de proteína.

O ideal, claro, é que as orientações sejam sempre individualizadas. Então vale a máxima: marque um nutricionista para conhecer as suas especificidades.

FONTE 📝
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0w6evpq3epo 

SOMOS O QUE COMEMOS
Alimentação é a base para uma vida saudável.

Falando sobre alimentação saudável, já ouvimos muito falar sobre a dieta mediterrânea, associada a um menor risco de doenças cardiovasculares e ao consumo de peixes e azeite, né? Mas você conhece a atlântica?

O ponto principal dela é o preparo dos alimentos, que deve ser o mais simples possível. No geral, são apenas cozidos ou assados — nada de fritura. Além disso, não há muito consumo de proteína animal e nem de ultraprocessados.

A questão é que não há tanta diferença entre uma e outra. Isso, na verdade, se reflete em uma ‘rivalidade’ regional, pois, na base dos ingredientes, ambas usam as mesmas coisas — diferindo apenas no carboidrato (macarrão ou batata).

O maior benefício que tanto a mediterrânea quanto a atlântica trazem é que elas ajudam a reduzir o risco da síndrome metabólica, que é quando há comorbidades em conjunto, como a hipertensão arterial, a obesidade e altos níveis de açúcar e gordura no sangue.

FONTE 📝
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cxwzky18m0go

E AGORA, NOS RRRECLAMES DO PLIM PLIM
O que está rolando na TV, na internet e tudo o mais.

Pra essa semana, recomendamos um documentário simples e curto sobre o sistema de apoio aos doentes em situação terminal nos Estados Unidos.

Nele, você terá reflexões sobre a vida e a morte, com depoimentos sensíveis de profissionais e pacientes a respeito do processo de aceitação e de ver os desafios de estar vivo com outros olhos.

Caso tenha interesse, esse filme está disponível na Netflix

Por hoje é só, pessoal… Se tiver qualquer dúvida, ou quiser conversar, é só mandar uma mensagem pra gente, ok? ⌨️

O Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz, a cada sete dias, conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde e da alimentação, focado na longevidade. 💪

Gostou? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Esperamos que você tenha uma ótima semana.

Até a próxima segunda. 🙋

Continuar lendo

Deixar comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.