Visando mais qualidade de vida e bem-estar em 2026, com a chegada do novo ano, a maioria dos brasileiros já traçaram uma meta em comum para os próximos 12 meses: reduzir o consumo de frituras e industrializados, objetivo de 65,4% dos entrevistados em um estudo recente da Vhita, empresa de suplementos alimentares.
Os dados acabam de ser divulgados pela especialista em saúde e longevidade, que, com o intuito de compreender os hábitos alimentares da população, traz detalhes sobre as prioridades dos respondentes daqui para frente, entre o que colocarão no prato, o que deixarão de fora e os desafios para pôr o que querem em prática a partir de janeiro.
Além da mudança em relação aos processados (segundo os ouvidos, a maior dificuldade alimentar neste ano), farão parte da lista de desejos três metas específicas: ingerir mais água ao longo do dia (62,2%), reduzir o açúcar (61%) e, ainda, incluir mais vegetais nas refeições (60%) — junto de uma rotina de sono melhor e mais atividades físicas.
Afinal, quais são as metas alimentares da população para 2026?
O estudo mostra que, ao olhar para 2026, os brasileiros não querem apenas mudar o que consomem, mas reorganizar a relação com a própria alimentação.
A redução de frituras e industrializados segue como prioridade (65,4%), mas agora aparece conectada a um desejo maior: conquistar mais regularidade e equilíbrio no dia a dia, após um ano em que manter hábitos saudáveis se mostrou um desafio recorrente.

Entre as metas citadas, beber mais água ao longo do dia (62,2%) e reduzir o açúcar (61%) se destacam como mudanças consideradas simples, porém fundamentais para quem busca melhorar a saúde de forma gradual.
A inclusão de mais frutas, legumes e verduras nas refeições (60%) reforça esse movimento de retorno ao básico, marcado por escolhas mais naturais, acessíveis e fáceis de manter.
Outro ponto que se destaca para 2026 é o interesse em aumentar a ingestão de proteínas, meta citada por 50% dos entrevistados.
Em meio à recente “febre da proteína” — impulsionada por dietas hiperproteicas, snacks proteicos e conteúdos sobre ganho de massa magra —, ao que tudo indica, o movimento não deve arrefecer no próximo ano, algo que a Vhita atrela à popularização dos treinos e influencers fitness no país.
“Quando olhamos para o comportamento alimentar dos brasileiros, vemos que a busca por mais proteínas não é apenas uma tendência passageira, mas reflete uma necessidade de melhorar a qualidade das refeições e apoiar uma vida mais ativa”, explica Bárbara Cino, nutricionista da Vhita. “Por isso, trabalhamos em soluções que facilitam essa adequação no dia a dia.
No caso do CreaWhey, por exemplo, lançado este mês, unimos Whey Protein e creatina em uma única formulação para aumentar a praticidade, favorecer a recuperação muscular e apoiar quem deseja constância sem complicar a rotina.”
Além da alimentação: o que os brasileiros desejam para o novo ano?
De forma geral, os brasileiros ouvidos pela Vhita demonstram uma intenção clara de tornar a rotina em 2026 mais ativa e equilibrada.
Para além da alimentação, por exemplo, ganharam destaque a prática regular de exercícios e atividades físicas (74,6%) e mais tempo para lazer e relações pessoais (49,8%), entre familiares e amigos.
O movimento indica um desejo crescente de fortalecer o bem-estar por meio de hábitos consistentes, sustentáveis e acessíveis ao dia a dia.

O sono, um dos pilares mais negligenciados do bem-estar, também aparece no centro das prioridades para o novo ano.
Quase 7 em cada 10 pessoas (69%) afirmam que querem dormir e descansar melhor em 2026, um dado que reforça a percepção de que a privação de sono segue como um dos grandes desafios atuais.
Para muitos, estabelecer uma rotina noturna mais estruturada será fundamental para recuperar energia, foco e qualidade de vida ao longo dos próximos doze meses.
Mas, afinal, e quanto aos cuidados com a própria saúde mental? Nesse caso, práticas como a terapia, pausas estratégicas, redução do estresse e momentos de autocuidado foram mencionados por 66,4% dos entrevistados.
Soma-se a isso o desejo de 61,8% dos participantes de equilibrar melhor vida pessoal e trabalho — mostrando que, para 2026, os brasileiros buscarão não apenas viver de forma mais saudável, mas organizar uma rotina que diminua a sobrecarga e permita mais bem-estar de forma contínua.
Metodologia
Para compreender as expectativas dos brasileiros para 2026, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 respondentes (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet.
O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
Ao todo, os ouvidos tiveram acesso ao total de 8 questões, que exploraram seus hábitos saudáveis ao longo do ano, os principais desafios e o que esperam para 2026.
A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.
Sobre a Vhita
Fundada em 2015, a Vhita é, hoje, a principal empresa de suplementos alimentares focada em longevidade do país.
Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos brasileiros, a marca conta com uma ampla gama de compostos, que vão do ômega 3 e magnésio aos mais diversos tipos de vitaminas.
Além de laudos técnicos rigorosos e reputação máxima no site ReclameAqui, a qualidade de seus produtos é garantida por um conselho consultivo de especialistas — que reforçam a credibilidade da Vhita entre os consumidores, bem como o compromisso da companhia com a saúde baseada na ciência.
Deixe um comentário