Ômega 3 - Alta concentração de EPA e DHA (720mg/480mg) - 2.000mg

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Ômega 3 - Alta concentração de EPA e DHA (720mg/480mg) - 2.000mg

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ÔMEGA 3 VHITA

Ômega 3 - Óleo de peixe rico em EPA e DHA (720mg/480mg) - 2.000 mg em 2 cápsulas.

INGREDIENTES DO ÔMEGA 3 VHITA

Óleo de peixe (ômega 3) e vitamina E. Cápsula: gelatina, água purificada e umectante glicerina. Não contém glúten.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 VHITA

  • Nutrientes que agem no sistema cardiovascular;
  • Contribui para o funcionamento adequado do sistema nervoso;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais;
  • Ação anti-inflamatória e anticoagulante.
  • Estimula a produção do colesterol bom (HDL);
  • Reduz a produção de triglicérides e VLDL;
  • Trabalha na prevenção de alguns tipos de cânceres;
  • Proteção da retina.

CERTIFICADO INTERNACIONAL E LIVRE DE METAIS

A matéria prima utilizada para a produção do Ômega 3 Vhita é desenvolvida pela Norueguesa ProNova e possui a Certificação pela alemã BASF, que atesta a extração do óleo (ômega 3) dos tecidos de peixes de áreas profundas e geladas e não são contaminados por mercúrio ou outros metais pesados.

Com esses certificados da matéria prima do Ômega 3, o Om3 Vhita apresenta os melhores índices de qualidade, pureza, segurança e concentração.

COMO TOMAR ÔMEGA 3 VHITA

Ingerir 2 cápsulas ao dia (juntas ou separadas) antes ou depois das refeições, ou conforme orientações médicas ou de nutricionistas.

informação nutricional do ômega 3 vhita
 

ÔMEGA 3 O QUE É

Ômega 3 é uma gordura boa considerada essencial para nosso corpo, visto que seu consumo em quantidades adequadas beneficia a saúde do cérebro e do coração. É um nutriente que precisa ser ingerido pela alimentação porque o organismo humano não é capaz de produzir. Muitas vezes a adequação do consumo de ômega 3 se dá através da suplementação.

O QUE É EPA E DHA

EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenóico) são tipos de ômega 3 presentes no óleo de peixe, e exercem diferentes funções no corpo. Se destacam entre os outros tipos de ômega 3, porque possuem maior biodisponibilidade para o corpo humano quando consumidos por alimentos ou suplementos, e também porque os benefícios promovidos por eles são os mais estudados.

O EPA (ácido eicosapentaenoico) é o ômega 3 mais associado com a saúde cardiovascular. Ele promove a síntese de substâncias anti-inflamatórias, as quais diminuem a inflamação local e sistêmica, melhorando índices do colesterol e a circulação sanguínea. Deste modo, um de seus principais benefícios é evitar a formação de coágulos no sangue, dificultando o risco de trombose e AVC.

Já o DHA possui ações antioxidantes e é crucial para o sistema visual e cerebral. Ele se destacando por promover melhora dos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e dos neurônios, considerado o ácido graxo mais benéfico para a saúde do cérebro.

O QUE É ÔMEGA 3 CONCENTRADO

Ômega 3 concentrado é o suplemento de óleo de peixe que possui uma maior quantidade de EPA e DHA em uma menor quantidade de cápsulas. Isso está diretamente relacionado com a qualidade do suplemento e efeito positivo no corpo.

QUANDO E COMO TOMAR ÔMEGA 3

Nós precisamos consumir ômega 3 em todas as fases da vida, mas nem sempre é fácil adequar a alimentação. Há 10 anos, a POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) juntamente com o IBGE (índice brasileiro de geografia e estatística), divulgaram o censo que apresentou um aumento do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados. Esse resultado associado à falta de tempo e a busca das pessoas por alimentos mais práticos, se relaciona diretamente com o baixo consumo de ômega 3 para as necessidades do corpo vistos em pacientes nos consultórios de médicos e nutricionistas atualmente.

O Guia alimentar para a população brasileira reformulado em 2014, orienta o consumo de 2 porções ou 200g de peixe por semana para suprir a recomendação de ômega 3 necessária para a prevenção da saúde.

Já a Associação Americana do Coração é mais objetiva sobre as quantidades de ômega 3 divididas entre EPA e DHA necessárias para o consumo diário. Eles sugerem um consumo de 500 mg de EPA e DHA por dia para todas as pessoas que não tenham histórico de doenças cardiovasculares nem problemas de colesterol. Nesses casos, a recomendação é de 1000 mg de EPA e DHA (para indivíduos com histórico de doenças cardiovasculares) e 2000 a 4000 mg de EPA+DHA ao dia (pessoas que estão em tratamento para reduzir algum fator de risco para doenças cardiovasculares como colesterol LDL e triglicérides, ou para indivíduos com doenças inflamatórias ou dietas específicas).

Existem vários jeitos de consumir ômega 3, podendo ser através de alimentos ou suplementos, os quais ainda podem ser em forma de cápsula ou xarope.

Os alimentos com maiores quantidades de ômega 3 são os peixes de águas geladas. Isso acontece porque esses peixes se alimentam de zooplâncton e fitoplâncton, pequenos seres vivos que produzem ômega 3. Os peixes de água gelada precisam estocar gordura para manter sua temperatura, por isso, eles apresentam uma alta concentração de ômega 3. É indicado que no preparo culinário desses peixes, a capa de gordura não seja retirada. Entretanto, consumo desses alimentos em quantidades suficientes é baixo na cultura ocidental, e uma estratégia para resolver esse problema é pelo uso de suplementos.

A sugestão de consumo para os suplementos ômega 3 é ingerir antes ou após as refeições. É de extrema importância pesquisar o produto antes de comprar. É preciso estar ciente sobre a concentração dos tipos de ômega 3 DHA e EPA, quanto maior ela for, mais puro e concentrado é o óleo de peixe.

Outro ponto fundamental é que o suplemento contenha um laudo comprovando ser livre de metais pesados, pois quando contaminados com mercúrio, por exemplo, podem causar danos no fígado, nos rins, na memória, insônia, instabilidade emocional e reações alérgicas.

COMO FUNCIONA ÔMEGA 3

Inúmeras pesquisas sobre o ômega 3 foram realizadas comprovando diversos benefícios promovidos pelo seu consumo. Até o momento, se sabe que o principal mecanismo de ação do ômega 3 no organismo, consiste no aumento da concentração de prostaglandinas na circulação sanguínea. Essas substâncias atuam como hormônios, estimulando reações em cascata para conter a expressão de substâncias inflamatórias.

Dessa forma, o ômega 3 funciona como um anti-inflamatório natural, ajudando na prevenção e tratamento de algumas doenças.

PARA QUE SERVE ÔMEGA 3

Assim como as proteínas e os carboidratos, o ômega 3 é um nutriente importante para uma alimentação saudável. Desse modo, todo mundo precisa consumir ômega 3 através dos alimentos da dieta ou suplementação. Ele serve para tratar ou prevenir doenças inflamatórias e reduzir fatores de risco de doenças cardiovasculares e cerebrais.

Os benefícios comprovados pelo uso do ômega 3 podem ajudar indivíduos em tratamentos ou com demandas específicas como: gestantes, crianças, idosos, diabéticos, hipertensos e indivíduos com colesterol alto. Algumas evidências ainda apresentam que o nutriente ajuda a diminuir a dor muscular tardia promovido pelo exercício físico, e ameniza os sintomas da artrite reumatoide, doença de Crohn, psoríase, epilepsia e transtornos de ansiedade.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 PARA O CÉREBRO

Grande parte do tecido cerebral é composto por ácidos graxos ômega 3, os quais auxiliam no desenvolvimento, crescimento e funcionamento desse tecido. O ômega 3 está presente nas membranas celulares, favorecendo as conexões que existem entre os nervos.

Por facilitar a comunicação entre as células cerebrais, já foi investigado o efeito do consumo do ômega 3, em especial DHA, em várias patologias que afetam o cérebro. Dessa forma, foi visto que o ômega 3 pode estimular a produção de serotonina e dopamina, hormônios relacionados a sensação de alegria e bem estar, amenizando sintomas da depressão e ansiedade.

Outras evidências apresentam ainda, a utilidade da suplementação diária para ajudar o tratamento da epilepsia e transtorno do espectro autista.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 PARA O CORAÇÃO

Um dos motivos de ser considerado um grande benfeitor para a saúde do coração é que o EPA regula a atividade das plaquetas do sangue, evitando coágulos e, consequentemente, reduzindo os riscos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, ele diminui os níveis de triglicerídeos e evita a presença de gordura na parede das artérias, ajuda a combater as arritmias cardíacas estabilizando as atividades do coração. Tudo isso converge para a regulação da pressão arterial e melhora do sistema circulatório.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 GESTANTES

O ômega 3 pode ajudar no desenvolvimento do bebê durante a gestação, mas é imprescindível um acompanhamento médico ou nutricional. Um dos efeitos benéficos do ômega 3 durante a gravidez é a redução das chances de um parto prematuro e assistência no fortalecimento do bebê.

Em um estudo do Centro Médico da Universidade do Kansas, mães foram suplementadas e acompanhadas durante a gravidez, no final foi descoberto que a duração média da gestação foi acima de 34 semanas e resultou numa menor incidência de partos prematuros. Além disso, os recém-nascidos das mães suplementadas eram mais fortes e tinham maior peso.

ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3

Podemos dividir os alimentos ricos em ômega 3 de acordo com o tipo do ômega. O EPA e o DHA estão mais presentes em peixes gordurosos como: salmão, anchova, arenque, sardinha e bacalhau, etc; frutos do mar e algas marinhas.

O ômega 3 também pode ser encontrado em alimentos vegetais como em óleos, sementes e oleaginosas (castanhas e nozes), entretanto, o nutriente fornecido por esses alimentos são de pouca biodisponibilidade para o corpo.

ÔMEGA 3 EMAGRECE?

Não. O efeito anti-inflamatório promovido pelo ômega 3 auxilia no tratamento da obesidade e outras doenças metabólicas, mas ele não é um nutriente termogênico, portanto, não aumenta o gasto energético metabólico.

ÔMEGA 3, 6 E 9

Dentro do grupo dos ômegas existe uma subdivisão, e os integrantes são o ômega 3, ômega 6 e o ômega 9. Ambos são insaturados, ou seja, possuem pelo menos uma dupla ligação entre os carbonos de sua longa estrutura constituída de 18 a 22 carbonos.

As suas diferenças estão na posição da insaturação - a posição em que aparece a primeira insaturação determina o tipo de ômega, ou seja, se a insaturação acontece no terceiro carbono, a molécula se chama ômega 3, se ocorre no sexto, é chamada ômega 6, e assim acontece para o ômega 9 também. O número de insaturações e a capacidade do corpo em produzir o conteúdo também são um fator determinante.

Como dito acima, os nutrientes que o corpo não é capaz de produzir são chamados essenciais, sendo esse o caso do ômega 3 e 6. Já o ômega 9 é considerado não essencial, pois nosso metabolismo consegue fabricar.

Outra diferença são as funções que cada nutriente é encarregado. Aí que está a principal diferença entre os ômegas 3, 6 e 9. Enquanto as classes 3 e 9 proporcionam um perfil de citocinas anti-inflamatórias que ajudam a combater inflamações crônicas, o ômega 6 promove um perfil pró-inflamatório, adequado para combater lesões e infecções agudas.

O equilíbrio do sistema imunológico do indivíduo depende do consumo adequado desses nutrientes, portanto, é preciso ter cuidado com a falta da ingestão de ômega 3 nas quantidades adequadas, porque diferente dos ômegas 9 e 6, ele é difícil de ser alcançado apenas com os alimentos habituais da cultura ocidental.

CONTRAINDICAÇÕES DO ÔMEGA 3

O ômega 3 é contraindicado para indivíduos com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, para gestantes sem acompanhamento médico ou de nutricionista e para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Pessoas com prótese cardíaca também devem evitar o consumo do nutriente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

> Analysis of Headspace Volatile and Oxidized Volatile Compounds in DHA-enriched Fish Oil on Accelerated Oxidative Storage (H. L EE , S.A. K IZITO , S.J. W EESE , M.C. C RAIG -S CHMIDT , Y. L EE , C.-I. W EI , AND H. A N. / JFS: Food Chemistry and Toxicology)

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> Brain atrophy in cognitively impaired elderly: the importance of long-chain v-3 fatty acids and B vitamin status in a randomized controlled trial. (Fredrik Jernerén, Amany K Elshorbagy, Abderrahim Oulhaj, Stephen M Smith, Helga Refsum, and A David Smith. / AJCN. First published ahead of print April 15, 2015 as doi: 10.3945/ajcn.114.103283)

> Bioavailability of marine n-3 fatty acid formulations (J. Dyerberg, P. Madsen, J.M. Møller, I. Aardestrup, E.B. Schmidt / Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids)

> Current evidence and future directions for research with omega-3 fatty acids and attention deficit hyperactivity disorder. (Rachel V. Gow, Joseph R. Hibbeln, and Natalie Parletta / Curr Opin Clin Nutr Metab Care 2015, 18:133–138)

> Effects of fish-oil and folate supplementation of pregnant women on maternal and fetal plasma concentrations of docosahexaenoic acid and eicosapentaenoic acid: a European randomized multicenter trial (Susanne Krauss-Etschmann, Rania Shadid, Cristina Campoy, Eva Hoster, Hans Demmelmair, Margarita Jiménez, Angel Gil, Montserrat Rivero, Béla Veszprémi, Tamas Decsi, and Berthold V Koletzko for the Nutrition and Health Lifestyle (NUHEAL) Study Group / The American Journal of Clinical Nutrition).

> Effects of n⫺3 fatty acids during pregnancy and lactation (Craig L Jensen / The American Journal of Clinical Nutrition).

> Fish consumption and risk of depression: a meta-analysis (Fang Li, Xiaoqin Liu, Dongfeng Zhang / JECH Online First, published on September 10, 2015 as 10.1136/jech-2015-206278)

> Fish Consumption Shifts Lipoprotein Subfractions to a Less Atherogenic Pattern in Humans (Zhengling Li, Stefania Lamon-Fava, James Otvos,* Alice H. Lichtenstein, Wanda Velez-Carrasco, Judith R. McNamara, Jose M. Ordovas, and Ernst J. Schaefer / Human Nutrition and Metabolism).

> Fish oil intake induces UCP1 upregulation in brown and white adipose tissue via the sympathetic nervous system (Minji Kim 1 , Tsuyoshi Goto 1,2 , Rina Yu 3 , Kunitoshi Uchida 4,5 , Makoto Tominaga 4,5 , Yuriko Kano 6 , Nobuyuki Takahashi 1,2 & Teruo Kawada 1,2 / Scientific Reports | 5:18013 | DOI: 10.1038/srep18013)

> Lipolysis of menhaden oil triacylglycerols and the corresponding fatty acid alkyl esters by pancreatic lipase in vitro: a reexamination. (L-Y. Yang, A. Kuksis, and J. J. Myher / Banting and Best Department of Medical Research and Department of Biochemistry, University of Toronto, Toronto, Canada M5G 1L6)

> Low unesterified:esterified eicosapentaenoic acid (EPA) plasma concentration ratio is associated with bipolar disorder episodes, and omega-3 plasma concentrations are altered by treatment (Erika FH Saunders a,b,c , Aubrey Reider a , Gagan Singh a , Alan J Gelenberg a and Stanley I Rapoport d / Bipolar Disorders 2015: 17: 729–742)

> Omega-3 Fatty Acid Blood Levels Clinical Significance and Controversy (H. Robert Superko, MD, FAHA, FACC; Scott M. Superko; Khurram Nasir, MD; Arthur Agatston, MD, FACC; Brenda C. Garrett, RN / Contemporary Reviews in Cardiovascular Medicine)

> Omega-3 Fatty Acid Supplementation for 12 Weeks Increases Resting and Exercise Metabolic Rate in Healthy Community-Dwelling Older Females (Samantha L. Logan*, Lawrence L. Spriet / Department of Human Health and Nutritional Sciences, 50 Stone Road East, University of Guelph, Guelph, Ontario, N1G 2W1, Canada)

> Omega-3 polyunsaturated fatty acid supplementation and cognition: A systematic review and meta-analysis (Ruth E Cooper, Charlotte Tye, Jonna Kuntsi, Evangelos Vassos* and Philip Asherson * / Journal of Psychopharmacology 2015, Vol. 29(7) 753­–763)

> The Absorption of Fish Oils and Concentrates (R.G. Ackman / Canadian Institute of Fisheries Technology, Technical University of Nova Scotia, Halifax, Nova Scotia, B3J 2×4, Canada)

> The role of omega-3 fatty acids in child development (Saskia JM OSENDARP. / * JOURNEES CHEVREUL 2011 LIPIDS AND BRAIN)

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