Ômega 3 - Óleo de peixe rico em EPA e DHA (720mg/480mg) - 2.000mg em 2 Cápsulas

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ÔMEGA 3 VHITA

Ômega 3 - Óleo de peixe rico em EPA e DHA (720mg/480mg) - 2.000mg em 2 Cápsulas.

INGREDIENTES

Óleo de peixe (ômega 3) e vitamina E. Cápsula: Gelatina, água purificada e umectante glicerina. Não contém glúten.

BENEFÍCIOS E DIFERENCIAIS TÉCNICOS

  • Ação anti-inflamatória;
  • Nutrientes que agem no sistema cardiovascular;
  • Aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Reduz os triglicérides;
  • Diminuição da produção de VLDL (proteína que aumenta os níveis de triglicerídeos no sangue quando em níveis elevados);
  • Prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais;
  • Trabalha na prevenção de alguns tipos de cânceres;
  • Redução de agregantes plaquetários no sangue, que aumentam o risco de complicações no sistema circulatório quando presentes em excesso;
  • Contribui para o funcionamento adequado do sistema nervoso.

CERTIFICADO INTERNACIONAL E LIVRE DE METAIS

A matéria prima utilizada para a produção do Ômega 3 Vhita é certificada pela Farmacopeia Americana (USP) e possui a Certificação MEG-3 (veja aqui), que atesta a extração do óleo (ômega 3) dos tecidos de peixes de áreas profundas e geladas da região do Peru e do Canadá e não são contaminados por mercúrio ou outros metais pesados. Com esses certificados da matéria prima do Ômega 3, o Om3 Vhita apresenta os melhores índices de qualidade, pureza, segurança e concentração.

COMO TOMAR

Ingerir 2 cápsulas ao dia (juntas ou separadas) antes ou depois das refeições, ou conforme orientações médicas ou de nutricionistas.

colágeno benefícios

O QUE É ÔMEGA 3

Ômega 3 é uma gordura boa, sendo um óleo poli-insaturado considerado essencial, ou seja, o corpo não é capaz de produzir esta substância e ela deve ser obtida através da alimentação ou suplementação. O consumo adequado desse nutriente é fundamental para o organismo, já que ele realiza funções essenciais para a saúde.

O QUE É EPA E DHA

EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenóico) são tipos de ômega 3 presentes no óleo de peixe, e exercem diferentes funções no corpo. Se destacam entre os outros tipos de ômega 3, porque possuem maior biodisponibilidade para o corpo humano quando consumidos por alimentos ou suplementos, e também porque os benefícios promovidos por eles são os mais estudados.

O EPA (eicosapentaenoico) é um anti-inflamatório natural relacionado principalmente com a saúde cardiovascular, ele promove a síntese de substâncias anti-inflamatórias que  diminuem a inflamação local e sistêmica, melhorando índices do colesterol e a circulação sanguínea. Deste modo, um de seus principais benefícios é evitar a formação de coágulos no sangue, dificultando o risco de trombose e AVC.

Já o DHA possui ações antioxidantes e é crucial para o sistema visual e cerebral, destacando-se por promover melhora dos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e dos neurônios, de forma neuroprotetora, assim sendo considerado o ácido graxo mais benéfico para a saúde do cérebro.

O QUE É ÔMEGA 3 CONCENTRADO

Ômega 3 concentrado é o suplemento de óleo de peixe que possui uma maior quantidade de EPA e DHA em uma menor quantidade de cápsulas. Isso está diretamente relacionado com a qualidade do suplemento e efeito positivo no corpo.

QUANDO E COMO TOMAR ÔMEGA 3

A POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) juntamente com o IBGE (índice brasileiro de geografia e estatística) divulgaram em 2008-2009 um aumento do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados e, em razão da falta de tempo e busca das pessoas por alimentos mais práticos, o consumo d e ômega 3 não é suficiente para as necessidades do corpo.

O Guia alimentar para a população brasileira reformulado em 2014, orienta o consumo de 2 porções ou 200g de peixe por semana para suprir a recomendação necessária para a prevenção da saúde. Já a Associação Americana do Coração é mais objetiva sobre as quantidades de EPA e DHA necessárias para o consumo diário, eles sugerem um consumo  de 500 mg de EPA e DHA por dia para todas as pessoas que não tenham histórico de doenças cardiovasculares nem problemas de colesterol. Nesses casos, a recomendação é de 1000 mg de EPA e DHA (para indivíduos com histórico de doenças cardiovasculares) e 2000 a 4000 mg de EPA+DHA ao dia (pessoas em tratamento do colesterol).

Existem vários jeitos de consumir ômega 3, seja por alimentos ou suplementos, em forma de cápsula, xarope etc. No caso da suplementação o recomendado é que ele seja ingerido antes ou após as refeições. É de extrema importância que seja feita uma pesquisa sobre o produto, é preciso estar ciente sobre a concentração dos tipos de ômega 3 DHA e EPA, quanto maior ela for, mais puro e concentrado é o óleo de peixe.

Outro ponto fundamental é que o suplemento contenha um laudo comprovando ser livre de metais pesados, pois quando contaminados com mercúrio, por exemplo, estão associados a danos no fígado, nos rins, na memória, insônia, instabilidade emocional e à reações alérgicas.

COMO FUNCIONA

Os primeiros estudos que surgiram sobre o ômega 3 foram na década de 70, quando pesquisadores identificaram que os esquimós sofriam muito menos de doenças cardíacas do que povos com estilos de vida e alimentação diferentes. Desde então, iniciou-se um processo para identificar os motivos deste fator. Foi constatado que a dieta deles, a base de peixes de águas profundas e geladas, trazia benefícios ao sistema cardiovascular.

Isso acontece porque os peixes que vivem em águas frias e profundas se alimentam de zooplâncton e fitoplâncton, pequenos seres vivos que produzem ômega 3.  Esses peixes precisam estocar gordura como forma de isolação térmica, por isso eles apresentam uma alta concentração de ômega 3 e é indicado que ao preparar o alimento para consumir, a capa de gordura não seja retirada.

Do primórdio dessas constatações até aqui, inúmeras pesquisas sobre esse nutriente foram realizadas, são diversos resultados que apresentam seus benefícios. Os lipídeos (sim, o ômega 3 é uma “gordura do bem”) realizam diversas funções celulares, além de serem a principal forma de armazenamento de energia no corpo humano. Eles também atuam no transporte de nutrientes, são precursores de hormônios e geram energia.

Já as moléculas de ômega 3, que são componentes lipídicos, encontram-se presentes em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares. No entanto, possuem um cargo importante nos processos metabólicos, na estrutura da membrana celular.

PARA QUE SERVE

Um dos benefícios mais conhecidos do ômega 3 é sua ação anti-inflamatória no corpo humano. Ela se dá pelo aumento da concentração de prostaglandinas na circulação sanguínea, essas substâncias atuam como hormônios, estimulando reações em cascata para conter a expressão de substâncias inflamatórias. Esse potencial anti-inflamatório permite que o nutriente promove um efeito protetor para algumas doenças, como a artrite reumatoide, doença de Crohn e psoríase.

Outros benefícios motivados pela ingestão do ômega 3 são:

  • Melhora do sistema imunológico devido a atuação da substância como substrato para produção de citocinas que fortalecem o sistema imunológico;
  • Proteção da retina pela melhora da mácula densa;
  • Contribui para uma pele saudável;
  • Auxílio no controle da pressão arterial;
  • Diminuição dos níveis de colesterol ruim;
  • Inibição da agregação plaquetária e estímulo da vasodilatação, diminuindo os riscos de formação de trombos que podem causar o infarto;
  • Melhora o desenvolvimento e desempenho cognitivo.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 PARA O CÉREBRO

Grande parte do tecido cerebral é composto por ácidos graxos ômega 3, gorduras essenciais para o melhor desenvolvimento, crescimento e funcionamento de todo o tecido cerebral, já que 60% constitui-se por gorduras. Essas gorduras são responsáveis por manter a saúde das membranas celulares e favorecer as conexões que existem entre os nervos.

Em pesquisas já foi comprovado que o uso do nutriente tem grande utilidade para quem sofre de um tipo de epilepsia, conhecida como refratária. Ele atua controlando a perda de neurônios, o que resulta em menos crises. Isso foi confirmado na Universidade da Califórnia, onde indivíduos que tomaram 3g de ômega 3 por dia e obtiveram uma redução de 34% na frequência das crises.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 PARA O CORAÇÃO

Um dos motivos de ser considerado um grande benfeitor para a saúde do coração é que o EPA regula a atividade das plaquetas do sangue, evitando coágulos e, consequentemente, reduzindo os riscos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, ele diminui os níveis de triglicerídeos e evita a presença de gordura na parede das artérias, ajuda a combater as arritmias cardíacas estabilizando as atividades do coração. Tudo isso converge para a regulação da pressão arterial e melhora do sistema circulatório.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 GESTANTES

O ômega 3 auxilia no desenvolvimento do bebê durante a gestação, mas é imprescindível um acompanhamento médico ou nutricional. Um dos efeitos benéficos do ômega 3 durante a gravidez é a redução das chances de um parto prematuro e assistência no fortalecimento do bebê. Em um estudo do Centro Médico da Universidade do Kansas, mães foram suplementadas e acompanhadas durante a gravidez, no final foi descoberto que a duração média da gestação foi acima de 34 semanas e resultou numa menor incidência de partos prematuros. Além disso, os recém-nascidos das mães suplementadas eram mais fortes e tinham maior peso.

ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3

Podemos dividir os alimentos ricos em ômega 3 de acordo com o tipo do ômega.  O EPA e o DHA estão mais presentes em peixes gordurosos como: atum, anchova, arenque, sardinha e bacalhau, etc; frutos do mar e  algas marinhas. Já o ALA, tipo de ômega 3 com pouca biodisponibilidade para o corpo, pode ser encontrado em óleos e sementes como a chia e linhaça.

ÔMEGA 3 EMAGRECE?

Não. O efeito anti-inflamatório promovido pelo ômega 3 auxilia no tratamento da obesidade e outras doenças metabólicas, mas ele não é um nutriente termogênico, portanto, não aumenta o gasto energético metabólico.

ÔMEGA 3, 6 E 9

Dentro do grupo dos ômegas existe uma subdivisão, e os integrantes são o ômega 3, ômega 6 e o ômega 9. Ambos são insaturados, ou seja, possuem pelo menos uma dupla ligação entre os carbonos de sua longa estrutura constituída de 18 a 22 carbonos.

omega 3 6 e 9

As suas diferenças estão na posição da insaturação - a posição em que aparece a primeira insaturação determina o tipo de ômega, ou seja, se a insaturação acontece no terceiro carbono, a molécula se chama ômega 3, se ocorre no sexto, é chamada ômega 6, e assim acontece para o ômega 9 também. O número de insaturações e a capacidade do corpo em produzir o conteúdo também são um fator determinante.

Como dito acima, os nutrientes que o corpo não é capaz de produzir são chamados essenciais, sendo esse o caso do ômega 3 e 6. Já o ômega 9 é considerado não essencial, pois nosso metabolismo consegue fabricar.

Outra diferença são as funções que cada nutriente é encarregado. Aí que está a principal diferença entre os ômegas 3, 6 e 9. Enquanto as classes 3 e 9 proporcionam um perfil de citocinas anti-inflamatórias que ajudam a combater inflamações crônicas, o ômega 6 promove um perfil pró-inflamatório, adequado para combater lesões e infecções agudas. O equilíbrio do sistema imunológico do indivíduo depende do consumo adequado desses nutrientes, portanto, é preciso ter cuidado com a falta da ingestão de ômega 3 nas quantidades adequadas, porque diferente dos ômegas 9 e 6, ele é difícil de ser alcançado apenas com os alimentos habituais da cultura ocidental.

CONTRAINDICAÇÕES DO ÔMEGA 3

O ômega 3 é contraindicado para indivíduos com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, para  gestantes sem acompanhamento médico ou de nutricionista e para alérgicos a peixe, pois é extraído diretamente do animal. Pessoas com prótese cardíaca também devem evitar o consumo do nutriente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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> Bioavailability of marine n-3 fatty acid formulations (J. Dyerberg, P. Madsen, J.M. Møller, I. Aardestrup, E.B. Schmidt / Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids)

> Brain atrophy in cognitively impaired elderly: the importance of long-chain v-3 fatty acids and B vitamin status in a randomized controlled trial. (Fredrik Jernerén, Amany K Elshorbagy, Abderrahim Oulhaj, Stephen M Smith, Helga Refsum, and A David Smith. / AJCN. First published ahead of print April 15, 2015 as doi: 10.3945/ajcn.114.103283)

> Bioavailability of marine n-3 fatty acid formulations (J. Dyerberg, P. Madsen, J.M. Møller, I. Aardestrup, E.B. Schmidt / Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids)

> Current evidence and future directions for research with omega-3 fatty acids and attention deficit hyperactivity disorder. (Rachel V. Gow, Joseph R. Hibbeln, and Natalie Parletta / Curr Opin Clin Nutr Metab Care 2015, 18:133–138)

> Effects of fish-oil and folate supplementation of pregnant women on maternal and fetal plasma concentrations of docosahexaenoic acid and eicosapentaenoic acid: a European randomized multicenter trial (Susanne Krauss-Etschmann, Rania Shadid, Cristina Campoy, Eva Hoster, Hans Demmelmair, Margarita Jiménez, Angel Gil, Montserrat Rivero, Béla Veszprémi, Tamas Decsi, and Berthold V Koletzko for the Nutrition and Health Lifestyle (NUHEAL) Study Group / The American Journal of Clinical Nutrition).

> Effects of n⫺3 fatty acids during pregnancy and lactation (Craig L Jensen / The American Journal of Clinical Nutrition).

> Fish consumption and risk of depression: a meta-analysis (Fang Li, Xiaoqin Liu, Dongfeng Zhang / JECH Online First, published on September 10, 2015 as 10.1136/jech-2015-206278)

> Fish Consumption Shifts Lipoprotein Subfractions to a Less Atherogenic Pattern in Humans (Zhengling Li, Stefania Lamon-Fava, James Otvos,* Alice H. Lichtenstein, Wanda Velez-Carrasco, Judith R. McNamara, Jose M. Ordovas, and Ernst J. Schaefer / Human Nutrition and Metabolism).

> Fish oil intake induces UCP1 upregulation in brown and white adipose tissue via the sympathetic nervous system (Minji Kim 1 , Tsuyoshi Goto 1,2 , Rina Yu 3 , Kunitoshi Uchida 4,5 , Makoto Tominaga 4,5 , Yuriko Kano 6 , Nobuyuki Takahashi 1,2 & Teruo Kawada 1,2 / Scientific Reports | 5:18013 | DOI: 10.1038/srep18013)

> Lipolysis of menhaden oil triacylglycerols and the corresponding fatty acid alkyl esters by pancreatic lipase in vitro: a reexamination. (L-Y. Yang, A. Kuksis, and J. J. Myher / Banting and Best Department of Medical Research and Department of Biochemistry, University of Toronto, Toronto, Canada M5G 1L6)

> Low unesterified:esterified eicosapentaenoic acid (EPA) plasma concentration ratio is associated with bipolar disorder episodes, and omega-3 plasma concentrations are altered by treatment (Erika FH Saunders a,b,c , Aubrey Reider a , Gagan Singh a , Alan J Gelenberg a and Stanley I Rapoport d / Bipolar Disorders 2015: 17: 729–742)

> Omega-3 Fatty Acid Blood Levels Clinical Significance and Controversy (H. Robert Superko, MD, FAHA, FACC; Scott M. Superko; Khurram Nasir, MD; Arthur Agatston, MD, FACC; Brenda C. Garrett, RN / Contemporary Reviews in Cardiovascular Medicine)

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> Omega-3 polyunsaturated fatty acid supplementation and cognition: A systematic review and meta-analysis (Ruth E Cooper, Charlotte Tye, Jonna Kuntsi, Evangelos Vassos* and Philip Asherson * / Journal of Psychopharmacology 2015, Vol. 29(7) 753­–763)

> The Absorption of Fish Oils and Concentrates (R.G. Ackman / Canadian Institute of Fisheries Technology, Technical University of Nova Scotia, Halifax, Nova Scotia, B3J 2×4, Canada)

> The role of omega-3 fatty acids in child development (Saskia JM OSENDARP. / * JOURNEES CHEVREUL 2011 LIPIDS AND BRAIN)

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