Qual melhor horário para se exercitar e viver mais?

Qual melhor horário para se exercitar e viver mais?

''Mas tudo bem, o dia vai raiar pra gente se inventar de novo.''

(Cícero, Tempo de Pipa)

Às vezes, a vida nos desafia de formas inesperadas, levando-nos a momentos de incerteza e reflexão. 

Mas, é importante sabendo que cada novo amanhecer traz consigo a oportunidade de começar de novo, de criar novas possibilidades e de nos redescobrirmos em meio às adversidades.

Vamos às notícias de hoje! 🙂

NAVEGANDO NAS ÁGUAS DA CIÊNCIA 
Conhecimento expande as nossas fronteiras.
A urina pode ter diversas cores: vermelho, amarelo, rosa, verde, roxo, laranja e azul.
Essa variedade de cores pode indicar diferentes condições de saúde ou o consumo de certos alimentos e medicamentos.
🟥 Urina vermelha pode ser sinal de sangramento no trato urinário, causado por pedras nos rins, câncer, traumas ou infecções. Também pode ser resultado do consumo de beterraba.
🟧🟨 Urina amarela a laranja varia com a hidratação. Amarela clara indica boa hidratação, enquanto laranja pode indicar desidratação ou problemas biliares, além de ser causada por alguns medicamentos.
🟩🟦 Urina verde ou azul é rara e pode ser causada por corantes alimentares, certos medicamentos ou infecções bacterianas específicas.
🟪 Urina roxa ou índigo pode ser causada por condições genéticas como porfiria ou pela síndrome do saco de urina roxa, uma infecção bacteriana em pacientes com cateter.
🟤 Urina marrom ou preta pode indicar a quebra de músculos (rabdomiólise) ou problemas com bilirrubina, além de inflamações nos rins.
Urina incolor pode ser sinal de consumo excessivo de líquidos, diabetes ou ingestão de álcool.
Prestar atenção na cor da urina pode ajudar a identificar possíveis problemas de saúde e quando procurar um médico. 🚰👩‍⚕️👨‍⚕️
FONTE 📝
UP! SEU MOVIMENTO EM FOCO
Porque mexer o corpo faz bem.
Estudo publicado na revista Obesity em 10 de junho mostrou que praticar atividade física entre 18h e 0h ajuda a regular a glicose em adultos com sobrepeso e obesidade, reduzindo o risco de resistência à insulina e diabetes tipo 2.
Pesquisadores da Universidade de Granada estudaram 186 adultos, com idade média de 47 anos (50% mulheres). 
Durante 14 dias, eles usaram acelerômetros e monitores contínuos de glicose para medir a atividade física e os níveis de glicemia 24 horas por dia. 🔬👩‍🔬👨‍🔬
Atividades foram classificadas em "manhã" (6h-12h), "tarde" (12h-18h), "noite" (18h-0h) e "misto" (sem predominância de um período).
Resultados mostraram que exercícios moderados a vigorosos à noite são mais benéficos para regular a glicose. 🕒
Benefícios são maiores para quem tem comprometimento do metabolismo da glicose, como níveis elevados de glicemia, hemoglobina glicada e resistência à insulina em jejum. Esses resultados foram semelhantes para homens e mulheres. 📉 
Escolher o horário certo para treinar pode ser uma estratégia crucial para aumentar os benefícios da atividade física no metabolismo da glicose, especialmente para quem tem resistência à insulina ou risco de diabetes tipo 2.
FONTE 📝
MAIS SAÚDE MENTAL, POR FAVOR
Essa é a meta de todos os anos.
Há mais de um ano, Vivek Murthy, alertou sobre a epidemia de solidão nos EUA, comparando-a a fumar 12 cigarros por dia. 
Uma pesquisa do Instituto Gallup (outubro de 2023) mostrou que 1 em cada 4 pessoas se sente solitária, o que equivale a 1 bilhão de pessoas (excluindo a China).
A solidão pode aumentar o risco de doenças coronarianas, demência e morte prematura. A saúde social, tão importante quanto o bem-estar físico e mental, foca nas conexões e relacionamentos. 💔🧠
A cientista social Kasley Killam, em seu livro "The Art and Science of Connection", destaca que pessoas com um forte sentimento de pertencimento são 2,6 vezes mais propensas a ter boa saúde.
Já aquelas sem rede de apoio têm 53% mais chances de morrer por qualquer causa. 👩‍🎓
🌐❤️ Killam sugere aumentar opções de conexão social e enfatiza que a saúde social é crucial. Ela menciona que a OMS criou uma Comissão de Conexão Social para aumentar a consciência sobre o tema.
O objetivo é fazer as pessoas valorizarem e expandirem seu círculo de afeto e relações, assim como ocorreu com a saúde mental.
🌍🤝 O foco deve ser em criar mais oportunidades para conexões sociais, redefinindo o que significa ser saudável e abordando a importância de manter e ampliar o círculo social.
FONTE 📝
SOMOS O QUE COMEMOS
Alimentação é a base para uma vida saudável. 

Quando estamos estressados, muitas vezes recorremos a "comida confortável" como pizza, hambúrguer ou sorvete. No entanto, um estudo da Universidade do Colorado mostra que esses alimentos podem aumentar a ansiedade. 🍽️
O estudo, realizado com ratos, dividiu-os em dois grupos:
  • Dieta padrão: 11% de gordura por 9 semanas.
  • Dieta rica em gordura: 45% de gordura (principalmente saturada) por 9 semanas.
Foram analisadas as fezes dos ratos para avaliar as bactérias intestinais e realizados testes de comportamento.
O grupo com dieta rica em gordura apresentou ganho de peso e genes ligados ao estresse e à ansiedade.
🧬 Genes envolvidos: TPH2, HTR1a e SLC6A4, que influenciam a produção de serotonina. Certos neurônios serotoninérgicos, quando ativados, podem causar respostas de ansiedade.
🧠 Christopher Lowry, principal autor do estudo, sugere que a comida gordurosa afeta a microbiota intestinal, comprometendo o revestimento intestinal e permitindo que bactérias se comuniquem com o cérebro via nervo vago.
🚨 Impacto na saúde: Além de ganho de peso, alimentos gordurosos podem aumentar a ansiedade. Isso é especialmente preocupante para crianças, pois a introdução precoce de alimentos gordurosos pode aumentar o risco de transtornos psiquiátricos na vida adulta.
👉 Conclusão: A qualidade da alimentação é crucial para a saúde mental e física. Evitar alimentos gordurosos pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar geral.
FONTE 📝
E AGORA, NOS RRRECLAMES DO PLIM PLIM
O que está rolando na TV, na internet e tudo o mais.
No filme, Okja é um dos super porcos criados pela empresa agroquímica Mirando para solucionar o problema mundial de escassez de alimentos.
A trama se desenvolve com Mikha, a neta do fazendeiro que criou Okja, tentando resgatá-la da Mirando, a empresa que desenvolveu o super porco.

Por hoje é só, pessoal… Se tiver qualquer dúvida, ou quiser conversar, é só mandar uma mensagem pra gente direto por aqui, ok? ⌨️

Notícias Vhitais é o canal da Vhita que traz conteúdo atual e relevante sobre o universo da saúde e da alimentação, focado em longevidade. 💪

Gostou? Encaminhe para os seus amigos.

Esperamos que você tenha uma ótima semana.

Até a próxima segunda. 🙋

 

Continuar lendo

A TV pode te fazer envelhecer mais rápido
Sua garrafa é um poço de bactérias?

Deixar comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.