Bom para o cérebro e para o coração, será que o suplemento de ômega 3 pode causar algum desconforto? Várias pessoas associam, por exemplo, ômega 3 e diarreia.
Antes de descobrir os fatos, vamos lembrar que o ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, pois a sua conformação química apresenta carbonos com dupla ligação.
É também considerado um nutriente essencial, uma vez que o nosso corpo não consegue produzi-lo e, assim, precisamos obtê-lo através da alimentação ou da suplementação.
Dito isso, se você recebeu a recomendação médica para suplementar esse nutriente, veja a seguir se o ômega 3 tem contraindicações e/ou efeitos colaterais. Acompanhe a leitura!
Qualquer pessoa pode tomar ômega 3?
Sim, a ingestão é segura e pode ser indicada para pessoas de qualquer idade. O principal ponto de atenção é que as doses mudam a cada idade, então a suplementação deve sempre ser acompanhada por um médico ou um nutricionista.
Assim, todas as pessoas preocupadas em cuidar da saúde cerebral ou da saúde do coração, e que buscam por mais qualidade de vida e mais disposição no seu dia a dia, são candidatas à indicação de ômega 3.
O uso de suplementos de ômega 3 se tornou popular devido aos benefícios que uma ingestão regular promove.
Porém, muitas pessoas não conseguem consumir a quantidade necessária de ômega 3 diariamente de forma natural, e por isso profissionais da saúde orientam o uso do suplemento.
Existem vários tipos de suplementos de ômega 3 disponíveis no mercado, os quais se diferem em origem (óleo de peixe, óleo de sementes, algas, krill) concentração (quantidade de EPA + DHA) e formas de apresentação (cápsula, goma, xarope, pó).
Ômega 3 tem contraindicações?
Por se tratar de um nutriente, não há muitas restrições para o uso do suplemento de ômega 3, mas alguns grupos de pessoas precisam ter mais cuidado.
São eles:
- indivíduos com problemas de coagulação;
- portadores de hemofilia;
- pessoas com próteses cardíacas;
- gestantes e lactantes.
Nesses grupos de pessoas o uso da suplementação deve obrigatoriamente acontecer sob orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.
Além disso, suplementos de baixa qualidade podem trazer sérios problemas à saúde. Por isso, fique atento na hora de comprar.
Quais são os efeitos colaterais do ômega 3?
Será que, mesmo não tendo contraindicações para o seu caso, esse nutriente não oferece nenhuma possível reação adversa?
Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.
Organismos sensíveis ao nutriente também estão mais sujeitos a apresentar essas reações. Ao sinal de qualquer um desses efeitos, consulte um médico.
Quer continuar aprendendo sobre nutrição e investir ainda mais em qualidade de vida? Então siga a Vhita no Instagram e acompanhe as novidades pelo site!
Deixe um comentário