Quem busca ter um estilo de vida saudável, mas tem uma vida corrida, sabe o quão é difícil manter a dieta. Por isso, os lanches proteicos são excelentes opções para facilitar a rotina.
Dessa forma, você fica mais preparado(a) para aqueles momentos em que a fome bate. O que torna mais fácil resistir às tentações calóricas que prejudicam o seu objetivo.
Veja a seguir 8 opções de lanches proteicos, onde alguns deles é possível comprar prontos e outros podem ser preparados em casa em poucos minutos!
1 - Barra de proteína
As barras de proteína são lanches proteicos práticos e fáceis de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais.
Elas costumam oferecer um bom aporte de proteína, mas é importante ler os rótulos para avaliar a qualidade nutricional. Uma vez que algumas barras podem vir acrescentadas com açúcar e aditivos artificiais.
2 - Iogurte natural com colágeno e oleaginosas
O iogurte natural é um lanche prático, econômico e oferece uma boa quantidade de proteína. E para melhorar ainda mais o aporte proteico, você pode acrescentar proteína de colágeno e oleaginosas. Confira a receita abaixo!
Ingredientes:
- 1 pote de iogurte natural integral ou desnatado;
- 1 scoop de proteína de colágeno em pó;
- 2 castanhas do Pará;
- 5 castanhas de caju;
- 1 colher de chá de uva passa.
Modo de preparo:
Em um bowl, acrescente todos os ingredientes, um a um, e misture bem com o auxílio de uma colher. Depois, é só servir!
[adrotate banner="77"]
3 - Omelete com frango e cenoura
O omelete com frango e cenoura é fonte de diversos nutrientes, como proteína, vitamina A, D e E, ferro, zinco e selênio. O que vai lhe garantir uma boa saciedade e disposição durante o dia. Veja abaixo como fazer!
Ingredientes:
- 2 ovos;
- 150g de peito de frango sem pele cozido e temperado;
- 1 colher de sopa de farelo de aveia;
- 2 colheres de sopa de cenoura crua ralada;
- Sal à gosto;
- Orégano à gosto.
Modo de preparo:
Em uma vasilha, quebre os ovos e bata-os bem com o auxílio de um fuê ou garfo. Em seguida, acrescente o farelo de aveia, sal e orégano.
Feito isso, misture bem e despeje a massa em uma frigideira antiaderente (se necessário, unte a frigideira com um fio de azeite de oliva).
Depois, leve ao fogo baixo e deixe dourar um lado. Logo após, vire para dourar o outro lado e acrescente o frango desfiado e a cenoura ralado para recheio. Feche o omelete, espere esfriar e sirva!
4 - Bebidas proteicas
As bebidas proteicas são ótimas opções para aqueles dias extremamente corridos e exaustivos. Elas costumam oferecer boas quantidades de proteínas em poucos ml. O que permite que você tenha um lanche rápido, sem furar a dieta.
Mas, para fazer uma boa escolha, é preciso estar atento à composição nutricional. Uma vez que a bebida deve ter uma boa concentração de proteínas e ser isenta de açúcar, gordura trans e aditivos artificiais.
5 - Panqueca de banana proteica
A panqueca de banana proteica é um lanche gostoso, saudável e prático. Podendo ser incluída na dieta em diversos momentos do dia. Veja abaixo como fazer!
Ingredientes:
- 2 ovos;
- 1 banana da prata;
- 1 colher de sopa de farelo de aveia;
- 1 scoop de proteína de colágeno em pó;
- 1 colher de sopa de mel (opcional);
- Canela em pó à gosto (opcional).
Modo de preparo:
Primeiro, coloque a banana em um prato e amasse com o auxílio de um garfo. Em uma vasilha, acrescente os ovos, a banana amassada, o farelo de aveia e o colágeno em pó. Misture tudo muito bem.
Feito isso, despeje a massa em uma frigideira antiaderente (se necessário, unte a frigideira com um fio de azeite). Leve ao fogo até dourar um lado e, depois, vire para dourar o outro lado. Finalize com o mel e a canela em pó por cima.
6 - Shake de proteína
Em uma alimentação saudável, independente do objetivo, os shakes de proteína são sempre bem vindos devido a sua alta qualidade nutricional.
Por isso, você pode bater a proteína de colágeno com frutas como banana, morango, mamão, abacate, maçã ou frutas vermelhas.
E para melhorar ainda mais o aporte de nutrientes, você pode acrescentar fibras como aveia e psyllium.
7 - Bolo proteico de caneca
O bolo proteico de caneca é uma verdadeira delícia e super simples de fazer. Podendo estar incluso naqueles dias em que você tem um pouco mais de tempo. Sendo até mesmo um grande aliado para as mulheres durante a TPM. Confira a receita a seguir!
Ingredientes:
- 1 ovo;
- 1 scoop de proteína de colágeno em pó;
- 1 colher de sopa de farinha de amêndoa;
- 1 colher de sopa de cacau em pó;
- 2 colheres de sopa de leite líquido (pode substituir por leite vegetal);
- ½ colher de chá de fermento químico em pó;
- Azeite de oliva para untar a caneca.
Modo de preparo:
Para começar, unte a caneca com o azeite de oliva. Em seguida, pegue uma vasilha e acrescente o ovo, o colágeno em pó, o cacau em pó, a farinha de amêndoa, o leite e mexa bem. Por fim, adicione o fermento e misture delicadamente.
Depois, despeje a massa na caneca untada e leve ao micro-ondas por 60 segundos ou até o bolo estiver assado. Caso queira, acrescente pedaços de frutas picadas ou chocolate 70% por cima e sirva.
8 - Mingau de aveia proteico
O mingau de aveia proteico é uma ótima opção tanto para lanches como para café da manhã e ceia.
Ele é bastante nutritivo, sendo rico em proteínas, fibras, carboidratos complexos, vitaminas e minerais. Veja a receita abaixo!
Ingredientes:
- 1 xícara (200ml) de leite líquido (pode ser leite vegetal);
- 1 scoop de proteína de colágeno em pó;
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
- 1 banana da prata;
- Canela em pó à gosto (opcional).
Modo de preparo:
Em uma panela, acrescente todos os ingredientes, exceto a banana e a canela em pó. Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Por fim, despeje o mingau em um prato e finalize com a banana cortada e a canela em pó por cima.
Referências
HERVIK, A. K.; SVIHUS, B. The Role of Fiber in Energy Balance. Journal of Nutrition and Metabolism. p. 1-10, 2019.
NJIKE, V. Y. et al. Snack Food, Satiety, and Weight. American Society for Nutrition. v. 7, p. 866-878, 2016.
PLANTENGA, M. S. W.; LEMMENS, S. G.; WESTERTERP, K. R. Dietary protein – its role in satiety, energetics, weight loss and health. British Journal of Nutrition. v. 108, p. 105-112, 2012.
Deixe um comentário