Desde que se tornou um dos suplementos mais estudados e prescritos por profissionais, muitas pessoas têm se perguntado se realmente a coenzima Q10 emagrece. Uma vez que ela tem sido bastante utilizada para auxiliar na perda de peso.
De forma resumida, a coenzima Q10 pode ser uma aliada no emagrecimento, já que atua na produção de energia. O que, consequentemente, melhora a disposição durante os treinos e favorece a melhor queima de gordura.
No entanto, ela não atua diretamente na perda de peso. E também não há estudos que demonstram que a coenzima Q10 tem ação explícita no emagrecimento.
Por que a Coenzima Q10 não emagrece?
Apesar de poder ser uma boa aliada no emagrecimento, a coenzima Q10 não emagrece porque não tem ação direta na perda de peso.
O que acontece é que ela atua nas reações metabólicas para a produção de energia. Consequentemente, há o aumento da disposição para os treinos e, por conseguinte, a melhora da queima de gordura.
Sendo assim, a coenzima Q10 pode ser utilizada para a melhor performance durante os exercícios físicos, o que resultará em melhores resultados no emagrecimento. Mas, a sua ação é indireta, o que faz o suplemento não ser considerado um emagrecedor.
Coenzima Q10 engorda?
De forma alguma a coenzima Q10 engorda. Até porque, a substância não fornece calorias e, para que haja ganho de peso, é necessário que o consumo calórico esteja excessivo.
Em contrapartida, é importante ter atenção com o uso do suplemento, pois doses excessivas podem gerar efeitos colaterais.
Quanto tempo leva para a Coenzima Q10 começar a fazer efeito?
Os efeitos da coenzima Q10 costumam ser gradativos e contínuos. Com isso, é possível começar a observar resultados a partir de 4 semanas de uso.
De todo modo, o ideal é manter o consumo a longo prazo, para que os resultados sejam mais eficazes e duradouros.
Como usar Coenzima Q10 para emagrecer?
A coenzima Q10 pode ser encontrada em cápsulas em diferentes doses. Sendo recomendado o uso de 100 a 200 mg por dia.
Além disso, o suplemento pode estar em forma de ubiquinona (para a melhor performance nos treinos) ou ubiquinol (para ação antioxidante).
Desse modo, é importante consultar o seu médico ou nutricionista para que seja prescrita a dose e forma mais adequada para as suas necessidades.
Vale destacar que a coenzima Q10 é uma substância lipossolúvel. Por isso, ela precisa da presença de gordura para ser melhor absorvida. Sendo assim, o ideal é tomar o suplemento antes ou após as refeições para aperfeiçoar a sua absorção.
Qual é o melhor horário para tomar Coenzima Q10?
O melhor horário para tomar coenzima Q10 é antes ou depois das refeições para que ela seja melhor absorvida. Isso se dá porque é importante a presença de gordura para a sua absorção.
Além disso, ela também pode ser ingerida como pré-treino para melhorar o rendimento nos exercícios físicos. Sendo apenas recomendado evitar o uso antes de dormir para não prejudicar o sono.
Quando devo tomar Coenzima Q10 para emagrecer?
A coenzima Q10 é indicada para pessoas que desejam melhorar o desempenho físico, indivíduos em tratamento de estatinas, idosos e pessoas com fibromialgia ou doenças cardiovasculares.
Já no emagrecimento, por sua vez, a coenzima Q10 pode ser utilizada como um coadjuvante no tratamento.
Uma vez que ela não age diretamente na perda de peso, sendo eficaz apenas para o aumento da disposição e produção de energia.
À vista disso, é importante consultar o seu médico ou nutricionista para avaliar se realmente é necessário utilizar a coenzima Q10 apenas com o intuito de perda de peso.
Mitos e verdades sobre a Coenzima Q10
1 – Coenzima Q10 emagrece mais rápido
MITO! A coenzima Q10 não emagrece, apenas pode ser um auxílio para a perda de peso. Já que ela pode aumentar a disposição, fazendo com que o indivíduo tenha uma melhor performance nos treinos e, consequentemente, melhore a sua queima de gordura.
No entanto, a sua ação é indireta, e isso não quer dizer que ela emagreça mais rápido. Devendo ser utilizada apenas para auxiliar no processo de emagrecimento, caso seja necessário.
2 – Coenzima Q10 é bom para fibromialgia
VERDADE! A coenzima Q10 é eficaz para o alívio dos sintomas da fibromialgia. Podendo ser uma grande aliada no tratamento da doença.
3 – Não pode tomar Coenzima Q10 todos os dias
MITO! A coenzima Q10 é um suplemento extremamente seguro e natural. Logo, ela pode ser ingerida todos os dias, desde que haja a devida prescrição médica ou nutricional.
4 – Coenzima Q10 pode engordar
MITO! A coenzima Q10 não engorda, já que não fornece calorias.
5 – Quem treina, não precisa tomar Coenzima Q10
MITO! A má recuperação pós-treino é um dos principais fatores responsáveis pela redução da produção natural de coenzima Q10 no organismo.
Por isso, atletas e praticantes de atividade física costumam ser os principais grupos a serem indicados para fazer uso do suplemento.
Até porque, o exercício físico pode desencadear uma situação de estresse oxidativo no corpo, que pode ser controlada com as ações antioxidantes da coenzima Q10.
Ou seja, além de favorecer a produção de energia e o aumento da disposição, a coenzima Q10 também pode proteger as células dos danos gerados pelos radicais livres. Fazendo com que o corpo mantenha a sua devida funcionalidade.
6 – Coenzima Q10 é bom para idosos
VERDADE! Os idosos costumam ser os mais afetados com a deficiência de coenzima Q10, pois é comum haver a queda na produção natural com o envelhecimento.
Paralelo a isso, o corpo fica mais suscetível aos efeitos dos radicais livres e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e degenerativas.
Desse modo, a coenzima Q10 é um ótimo suplemento para idosos, pois atua na melhora do funcionamento cerebral, no aumento da disposição e na prevenção e tratamento de doenças, como hipertensão arterial, colesterol alto, Alzheimer e Parkinson.
7 – A Coenzima Q10 previne o câncer
VERDADE! Devido às suas propriedades antioxidantes, a coenzima Q10 protege as células do estresse oxidante. Prevenindo a formação de células cancerígenas.
Referências
JACOBS, M. A. P.; ACCURSIO, W. Coenzima Q10: Aplicações clínicas. BWS JOURNAL. v. 3, p. 1-7, 2020.
MARISCAL, F. M. G. et al. Coenzyme Q10 Supplementation for the Reduction of Oxidative Stress: Clinical Implications in the Treatment of Chronic Diseases. International Journal of Molecular Sciences. v. 71, n. 7870, p. 1-19, 2020.
PALLOTTI, F. et al. The Roles of Coenzyme Q in Disease: Direct and Indirect Involvement in Cellular Functions. International Journal of Molecular Sciences. v. 23, n. 128, p. 1-18, 2022.
Deixe um comentário